quinta-feira, 18 de junho de 2009

Urbanismo


O urbanismo e urbanização implica numa visão de diretrizes programáveis que visa estabelecer fundamentos para o crescimento ordenado das cidades , dos deslocamento de pessoas e veículos com medidas que evite a instalação do caos, gerado por falta de planejamento ou crescimento natural e tornando a vida da sua população mais saudável.


 As redes de distribuição de esgotos, água ,eletricidade,telefones e pavimentação tem sido feito unicamente atendendo a demanda,sem se preocupar ou fazer uma estimativa futura de crescimento populacional redundando num caos ,quando excede a sua capacidade operativa..As redes elétricas entram em constantes panes,super aquecimento devido ao excesso de consumo em certos horários,além de ampliar esse consumo essas tais variações nas tensões de transmissão ocasionam danos aos aparelhos conectados a essas redes.Seja a alta ou a baixa tensão de alimentação,tem certos momento que a voltagem ultrapassa os 240v em outros momentos desce aos 180v,nem que seja por curtos períodos de tempo tais variáveis acabam por esgotar a capacidade que os aparelhos têm para suportá-las.


A rede de pavimento principal: ruas e avenidas estão envelhecidas nos seus trajetos e já não satisfazem ou suportam o deslocamento de pessoas e veículos; por outro lado essas vias não foram planejadas, são vias naturais de deslocamentos que não sofreram ao longo do tempo um incremento de novas vias paralelas que auxiliassem e desafogassem os excedentes de trânsito. O gestores municipais não se preocuparam em acrescentar novas vias, novas artérias ou trajetos principais que possam suportar o aumento de veículos, que cresceu ao longo desses anos; por outro lado as redes acessórias e que desembocam nessas artérias principais tiveram um aumento significativo e desproporcional. A vazão que a artéria suporta,está além da sua capacidade, causando os gargalos ou estrangulamentos em momentos de trânsito mais intenso .E o mais grave é que os gestores do trânsito vêem unicamente o problema e pensam em solucionar o fato com sinaleiras, lombadas eletrônicas,redutores de velocidade quando o simples aumento de redes paralelas desviaria e desafogaria tal caos. Imaginem uma rede de transporte de cargas que transporta com um caminhão 12 toneladas para outra cidade, mas aumentou a procura e ele compra um caminhão com mais capacidade 20,30 40 toneladas,mas terá um momento que aumentará a frota,terá que compara mais caminhões para atender a demanda .

As vias públicas são a mesmíssima coisa .Urge-se aumentar o número de vias principais e é necessário que essas vias não sejam descontínuas.Vejam o caso da via 7 de setembro que vai para Rio dos Cedros ela é interrompida na São Paulo porque os míopes gestores da época não viram necessidade de fazer com que essa via fosse prolongada,isso antes das construções existentes.A rua Tiroleses pode dar origem a uma via perimetral de escoamento rápido se se construir uma ponte sobre o rio dos cedros e em sentido oposto na direção de tiroleses fizer um novo traçado que passe em frente ao morro de bananas do Morastoni ,indo sair na SC 477(Benedito-Timbó),ali uma nova ponte cruza  o rio Benedito e pode prosseguir nesse traçado até Arapongas,Br 470.Mas não é unicamente a construção da ponte que irá resolver.A ponte permitirá passar um congestionamento de um lado para o outro.É preciso que seja planejado uma nova via que paralelamente direcione aquele trânsito, para que ele flua naturalmente.

JATeixeira

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